“O Farol da Ameixoeira” é o boletim informativo da paróquia da Ameixoeira, diocese de Lisboa, com periodicidade mensal e distribuição no primeiro fim-de-semana de cada mês. Tem o seu pároco como diretor, é editado pelo Rui Costa, e tem a colaboração permanente do Hugo Claro, do José António, do Ricardo Pena Baldaia e da Selma Pena Baldaia. Outros paroquianos colaboram pontualmente na preparação de artigos relacionados com as atividades dos grupos paroquiais.

“O Farol da Ameixoeira” é um jornal paroquial que surgiu há 45 anos na Ameixoeira, em novembro de 1980, quando o pároco era o padre José Paixão. O lema do jornal foi sempre com o objetivo de “formar e informar”. Editou 27 números até ao verão de 1983 (quase 3 anos), sempre com a edição do Rui Costa.


Em janeiro de 2001 o Farol voltou a ser publicado mensalmente na Ameixoeira, desta vez com a vontade e dedicação de um grupo de jovens recém-crismados, também com a coordenação do Rui Costa, e com o objetivo de contribuir para a angariação de fundos para a construção do atual Centro Social e Paroquial (era vendido a cinquenta cêntimos). Foram editados 107 números em 10 anos, até dezembro de 2010.


Com a posse de um novo pároco em 2012, o padre Luís Leal, o Farol voltou de novo a ser
desafiado para ser publicado mensalmente na paróquia da Ameixoeira. O objetivo seria “de
aproximar a comunidade, informar, formar e divertir”, como se lê no primeiro número do jornal após este regresso, em novembro de 2012. Desta vez o jornal seria de distribuição gratuita, no primeiro domingo de cada mês, no final das missas de domingo.
Em outubro de 2015 começa a edição, em anexo ao Farol, de um suplemento infantil, para os mais pequenos, designado por “Farolinho”, editado pela Selma Pena Baldaia.
O jornal voltaria a interromper a sua edição em fevereiro de 2020, devido à pandemia.
Em dezembro de 2021, retoma a sua edição mensal, no 22º ano da sua existência.
“O Farol da Ameixoeira” vai entrar no próximo mês de dezembro de 2025 no 26º ano de existência e já editou, ao longo destes anos todos, 263 jornais! Desde 2013 iniciámos também o envio por e-mail da versão em formato digital (PDF) para quem nos manifestou esse interesse.


O e-mail para contactar o Farol é: [email protected].